• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Uso de cigarro eletrônico equivale a mais de 20 cigarros convencionais por dia, diz especialista
Saúde

Uso de cigarro eletrônico equivale a mais de 20 cigarros convencionais por dia, diz especialista

Fumante brasileiro consome cerca de 17 cigarros diariamente

Por Da Redação
Ás

Uso de cigarro eletrônico equivale a mais de 20 cigarros convencionais por dia, diz especialista

Foto: Reprodução/Pixabay

A diretora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor), Jaqueline Scholz, afirmou à BBC News Brasil que o uso de cigarro eletrônico equivale a mais de 20 cigarros convencionais por dia. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o fumante brasileiro consome cerca de 17 cigarros convencionais diariamente.

“Cada vez mais recebo no meu consultório jovens de 16 a 24 anos que usam esse produto e têm uma taxa de nicotina no organismo equivalente ao consumo de mais de 20 cigarros por dia”, disse a médica.

De acordo com a reportagem, um estudo apurou que quase um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos usaram o cigarro eletrônico pelo menos uma vez na vida. Para Scholz, isso explica a mudança nos números de iniciação do tabagismo, que antes eram bem baixos em relação aos adolescentes. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização deste produto. De acordo com a médica, os cigarros eletrônicos também são prejudiciais porque contém propilenoglicol, nicotina e substâncias aromáticas. 
 
“A nicotina não é uma substância inócua. Ela aumenta a frequência cardíaca, altera a pressão arterial e pode lesar o endotélio, a camada interna dos vasos sanguíneos. Por isso, o risco cardíaco de um usuário de cigarro eletrônico é praticamente o mesmo de alguém que fuma cigarros convencionais. Nos pulmões, as nanopartículas de nicotina podem entrar nos alvéolos, causar espasmos respiratórios e até doenças inflamatórias”, disse a especialista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário