Vacina contra a covid-19 pode ser distribuída em janeiro de 2021, afirma Dória
Caso seja aprovada, a previsão é que a produção da vacina seja iniciada em novembro
Foto: Divulgação
O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) afirmou, nesta segunda-feira (27), que a CoronaVac pode ficar disponível para distribuição a partir de janeiro do próximo ano. O imunizador é produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech.
“Se os testes forem concluídos com bons resultados, ela já poderá ser produzida, mediante autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na segunda quinzena do mês de novembro, ou nos primeiros dias de dezembro. Aí teríamos uma quantidade necessária para iniciar a imunização de brasileiros de todo o país no início de janeiro de 2021 pelo Sistema Único de Saúde“, disse Dória em entrevista à Rádio Itatiaia.
Atualmente, a CoronaVac é apontada como uma das vacinas mais promissoras contra a covid-19 no Brasil. A primeira fase de testes foi iniciada na última terça-feira (21), em São Paulo. Ao todo, participarão dos testes nove mil voluntários, todos profissionais da saúde que atuam em combate a covid-19, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.