Vacina contra vírus da bronquiolite pode ser incluída no SUS

Recomendação foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), órgão do Ministério da Saúde

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vacina contra vírus da bronquiolite pode ser incluída no SUS

Foto: Pixabay

A vacina Abrysvo, da Pfizer, que  protege os bebês do VSR (vírus sincicial respiratório) por meio da imunização materna, pode passar a ser aplicada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), órgão do Ministério da Saúde, na quinta-feira (13).

A Abrysvo foi aprovada pela Anvisa no Brasil em abril de 2024, sendo a primeira vacina aprovada no país para proteger bebês do VSR. Segundo a agência de saúde, a orientação é aplicar a vacina durante o segundo ou terceiro trimestre de gestação. 

A bula do imunizante diz que mulheres grávidas podem receber a vacina entre a 24ª a 36ª semana de gestação, com intuito de dar tempo para a grávida produzir anticorpos.

O órgão irá enviar um relatório à Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS) — com a decisão final a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio de portaria.

Eficácia

A aprovação regulatória de Abrysvo no Brasil foi baseada em resultados que demonstraram a eficácia e a segurança da vacina durante os estudos realizados em seu programa de desenvolvimento clínico. No estudo de fase 3, o imunizante se mostrou capaz de prevenir 82,4% das formas graves de doenças respiratórias causadas pelo VSR em crianças de até 3 meses de idade, porcentagem que se mantém elevada, em 70%, para bebês até os 6 meses.

O estudo incluiu a participação de sete mil mulheres vacinadas entre a 25ª e 36ª semana de gestação. No Brasil, o estudo envolveu quatro centros de pesquisas, distribuídos por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.