Vacina gera resposta imunológica em jovens e idosos, diz AstraZeneca
Reino Unido já prepara uma logística de uma possível implementação, caso a vacina seja aprovada

Foto: Reprodução
O potencial imunizante contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a fabricante AstraZeneca produziu resposta imunológica em idosos e jovens, disse a fabricante nesta segunda-feira (26).
Testes de sangue de imunogenicidade foram realizados em um subconjunto de participantes mais velhos complementam dados divulgados pelos pesquisadores em julho, que já mostravam que a vacina gerou "respostas imunes robustas" em um grupo de adultos saudáveis com idades entre 18 e 55 anos.
"É encorajador ver que as respostas de imunogenicidade foram semelhantes entre adultos mais velhos e mais jovens e que a reatogenicidade foi menor em adultos mais velhos, nos quais a gravidade da Covid-19 é maior", disse um porta-voz da AstraZeneca à agência Reuters.
Mesmo com os resultados positivos, ainda não é possível garantir que a vacina é segura e eficaz em idosos e outros estudos serão necessários.
O secretário de Saúde britânico, Matt Hancock, disse que a vacina de Oxford ainda não está pronta, mas que o governo do Reino Unido já prepara a logística para uma possível implementação no primeira semestre de 2021.