Vacinas contra a Covid-19 começam a ser distribuídas para o interior da Bahia
A primeira aeronave com vacinas para o interior levantou voo às 2h da madrugada, com destino a Porto Seguro

Foto: Reprodução / Mateus Pereira/GOVBA
As vacinas contra a Covid-19 já estão sendo encaminhadas para as cidades do interior do estado. As 376.600 doses da Coronovac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech – chegaram em voo comercial ao Aeroporto de Salvador, às 22h20 desta segunda-feira (18).
A carga foi encaminhada para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). No local foi montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário do imunizante, sob os cuidados de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
Após o processo de conferência e separação, o envio das vacinas para o interior do estado começou a ocorrer por meio de sete aeronaves, indo aterrissar em cidades-polo de diferentes regiões. Nesses locais, 243 caminhões, vans e outros veículos fazem o transporte do imunizante para os demais municípios.
“Iremos distribuir as vacinas para todos os núcleos de saúde durante a madrugada. Os aviões sairão do Graer e pousarão em cidades-polo. A partir de lá, elas serão distribuídas para os 417 municípios baianos. Às 5h sairão helicópteros para as cidades mais próximas de Salvador, de modo que possamos começar a vacinação em todo o estado nesta terça-feira [19]”, explicou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
A primeira aeronave com vacinas para o interior levantou voo às 2h da madrugada, com destino a Porto Seguro. No avião, 10.800 doses para esta região do estado. Barreiras e Ilhéus, também, foram cidades agraciadas nesta madrugada.