Vale informa que todos os 39 funcionários presos na mina subterrânea no Canadá foram resgatados
Acidente ocorreu no domingo quando acidente o elevador de transporte da mina subterrânea em Sudbury, Ontário, foi danificado
Foto: Vale/Divulgação
A mineradora multinacional, Vale, anunciou na manhã desta quarta-feira (29) que todos os 39 funcionários que estavam presos na na mina subterrânea Totten, no Canadá, foram resgatados e estão em superfície.
Os mineradores ficaram presos após um acidente, no domingo (26), que danificou o elevador que transporta os funcionários para dentro e para fora da mina subterrânea, que produz níquel. Neste momento os trabalhadores estavam a uma profundidade de cerca de 900 a 1,2 mil metros.
A saída dos mineiros se deu por meio de um sistema de escada de saída secundária. Nenhum deles é brasileiro.
O presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, foi a Sudbury, em Ontário, encontrar com a equipe de resgate e os empregados. Ele parabenizou o resgate e disse que "esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis”. Além disso, Bartolomeo também informou que abrirá uma investigação "para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente", acrescentou o presidente da Vale.
A Vale suspendeu a produção na mina temporariamente.