• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • "Relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação", diz Lula ao parabenizar Trump por posse

"Relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação", diz Lula ao parabenizar Trump por posse

Declaração foi feita através da rede social X

Por Da Redação
Ás

Atualizado
"Relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação", diz Lula ao parabenizar Trump por posse

Foto: Ricardo Stuckert/PR | Reprodução

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o novo presidente do Estados Unidos, Donald Trump, através de uma postagem na rede social X, nesta segunda-feira (20). A cerimônia de posse do republicano, ocorreu hoje em Washington, capital dos Estados Unidos.
 
Lula escreveu na rede social X (antigo twitter), que pretende continuar com a parceria e amizade entre o Brasil e o EUA. “Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, escreveu, o petista. 

Trump promete era de ouro em novo mandato

O republicano afirmou que a maior prioridade do seu governo será  "criar uma nação orgulhosa, próspera e livre". "Os EUA vão retomar lugar de nação mais grandiosa e próspera", afirmou. Trump disse ainda que declarará emergência nacional para deportar imigrantes não documentados e designará o Exército dos EUA para as fronteiras ao sul para "reverter a invasão desastrosa em nosso país". De acordo com o jornal "The Wall Street Journal", já no segundo dia de mandato, terça-feira (21), do republicano, os Estados Unidos terão um grande operação contra a imigração ilegal.

Ainda durante o discurso, que durou 30 minutos, Trump afirmou que foi "salvo por Deus" para retomar o crescimento da América, em referência ao fato de ter escapado do atentado a tiros durante a sua campanha presidencial. Na ocasião, o então candidato foi baleado na orelha. 

Ao prometer crescimento econômico inédito, Trump garantiu que o país construirá carros em uma velocidade jamais vista. "Vocês vão poder comprar qualquer carro", afirmou Trump.

Reafirmou ainda que renomeará o Golfo do México para "Golfo da América", em referência aos Estado Unidos. Disse também que retomará o Canal do Panamá, afirmando que o estreito foi tomado pela China. "O canal foi dado ao Panamá, não à China. Vamos tomá-lo de volta", prometeu o presidente norte-americano.

Donald Trump também falou em revogar todas as formas de censura e restaurar o "livre expressão" no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário