'Vamos poder tirar de uma vez por todas essas máscaras', diz Queiroga durante discurso
Especialistas em todo o mundo apontam o abandono do uso da proteção facial como precoce

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante um discurso sem máscara na manhã desta quarta-feira (11), sinalizou o abandono da proteção facial no fim do ano. "Garanto a vocês, em nome do Bolsonaro, até o final do ano toda a população brasileira estará vacinada. Até o final do ano, podemos dar fim ao caráter pandêmico dessa doença no Brasil e vamos poder tirar de uma vez por todas essas máscaras e desmascarar aqueles que, mesmo que nunca tenham usados máscaras, precisam ser desmascarados."
O ministro, que fez presença na inauguração de uma unidade básica de saúde em Paranoá (DF), utilizou a máscara durante o evento, mas retirou na hora de falar.
Segundo Queiroga, cerca de 70% dos brasileiros acima de 18 anos já receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19. Ele prometeu que até setembro este grupo todo terá pelo menos uma dose. O governo pretende concluir a aplicação da segunda dose nos adultos até dezembro.
Especialistas em todo o mundo apontam o abandono do uso de máscaras precoce. Países como os Estados Unidos, onde 61,2% dos adultos estão completamente vacinados, já voltaram a exigir o uso de máscaras em ambientes fechados.