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Bahia

Varejo baiano deve ter alta de 8% para o Dia dos Pais, aponta Fecomércio

Em maio, o setor apresentou aumento de 13,3%

Por Da Redação
Ás

Varejo baiano deve ter alta de 8% para o Dia dos Pais, aponta Fecomércio

Foto: Reprodução / Fecomércio

O comércio varejista da Bahia cresceu 10,1% em abril e 13,3% em maio, de acordo com dados da Fecomércio-BA. A tendência permanece favorável para o mês do Dia dos Pais, em agosto, com uma alta estimada de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, principalmente nos setores relacionados à data comemorativa. 

O grupo "outras atividades", que inclui lojas de artigos esportivos, materiais para escritório, joalherias e lojas de chocolates, é o que apresenta a maior variação, com um crescimento de 12% em relação a agosto de 2023. O segmento de vestuário também mostra um crescimento significativo, com uma projeção de alta de 9%, seguido pelo setor de eletrodomésticos e eletrônicos, com um crescimento esperado de 8%. 

Segundo o consultor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze, os preços mais modestos são um dos fatores que contribuem para o cenário otimista. "A cesta de inflação para o Dia dos Pais cresce 1,28% nos últimos 12 meses, enquanto a média da região de Salvador avança quase 4%, resultando em uma queda relativa nos preços", explica Dietze.

Entre os produtos com maiores quedas de preço estão os eletroeletrônicos, como aparelhos telefônicos (-10%), televisores (-7,78%) e computadores pessoais (-5,41%). Bicicletas e relógios de pulso também estão mais baratos, com quedas de 8,87% e 5,08%, respectivamente. Em contraste, artigos de vestuário e calçados apresentam variações de preços distintas, com a camisa masculina subindo em média 7%, enquanto tênis têm uma queda média de 2,25%.

O mercado de trabalho aquecido na Bahia também contribui para o bom desempenho do varejo. Dados do CAGED mostram um saldo positivo de 45,1 mil empregados de janeiro a maio deste ano, comparado a 43,1 mil no mesmo período de 2023, representando uma alta de 4,6%. A melhora na renda tem possibilitado a redução da inadimplência, abrindo espaço para o consumo de presentes.

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