• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vazamento de óleo é a maior agressão ambiental do país, diz Petrobras
Brasil

Vazamento de óleo é a maior agressão ambiental do país, diz Petrobras

Ainda não se sabe de onde vazou o óleo que atinge as praias nordestinas

Por Da Redação, Agências
Ás

Vazamento de óleo é a maior agressão ambiental do país, diz Petrobras

Foto: FELIPE BRASIL (FOTOS PÚBLICAS)

Em participação de um seminário sobre Matriz energética, na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (29), o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que o vazamento de óleo que atinge o litoral nordestino desde início de setembro é a maior agressão ambiental já sofrida pelo Brasil em sua história. Disse ainda que o assunto tem sido abordado de forma "politizada e ideologizada", com "versões falsas" sobre o que poderia ter sido feito.

Castello Branco comparou a quantidade de óleo retirada das praias ao desastre ambiental no Golfo do México, em que o vazamento partiu da petrolífera British Petroleum (BP). "É semelhante", disse.

Ainda não se sabe de onde vazou o óleo que atinge as praias nordestinas, mas pesquisadores já apontaram que o vazamento ocorreu no oceano, em uma área entre 600 e 700 quilômetros de distância da divisa entre Sergipe e Alagoas. Uma das hipóteses é que o óleo foi extraído de três campos na Venezuela e, provavelmente, estava sendo transportado quando ocorreu o acidente.

No último balanço divulgado pelo Ibama, 268 localidades de 94 municípios dos nove estados do Nordeste já foram afetadas pelas manchas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário