Eleições

Veja quais são as propostas econômicas de ACM Neto e Jerônimo para a Bahia

Investimento em energia limpa, geração de emprego e inovação são propostas comuns dos candidatos

Por Da Redação
Ás

Veja quais são as propostas econômicas de ACM Neto e Jerônimo para a Bahia

Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), e o ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), disputam pela cadeira no Palácio de Ondina no segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro. As informações são da CNN.

Ambos candidatos possuem propostas econômicas como parte do plano de governo. Entre elas, o investimento em energia limpa e renovável, geração de emprego e inovação, o fortalecimento da produção agropecuária e o apoio à agricultura familiar, que são pontos comuns entre os adversários.

Confira abaixo um resumo do planejamento de cada um para o governo da Bahia.

Jerônimo Rodrigues

1) Combate à pobreza e a desigualdade: Para gerar emprego e renda o plano visa aumentar a oferta de crédito para famílias, empreendedores e empresários, além de ampliar as políticas de financiamento e de apoio à produção de alimentos aos pequenos agricultores e à agricultura orgânica.

2) Garantir o Desenvolvimento: Buscar indústrias para fortalecimento da produção agropecuária e de outros segmentos importantes da economia. Priorizar a expansão e modernização da infraestrutura logística e o barateamento da energia indispensável à indústria.

3) Investimento em energia limpa: Apoiar setores que contribuem para a preservação socioambiental e adequação aos novos parâmetros produtivos internacionais, com racionalização do uso da água e investimentos em energia limpa com descarbonização e hidrogênio verde.

4) Revitalizar o CIA (Centro Industrial de Aratu): com base na dinamização dos portos e terminais de Aratu, o plano prevê a revitalização da ligação ferroviária Camaçari-Aratu e na solução dos problemas de natureza fundiária e imobiliária que afetam a oferta de terrenos neste distrito industrial.

5) Programas de apoio à indústria e à economia solidária: Investir na integração do trabalho de secretarias-chave, universidades e escolas técnicas, em torno de programas de apoio à pequena indústria, à agroindústria familiar e à economia solidária, com base em uma estratégia de desenvolvimento local focada na transferência de tecnologias de produção e de comercialização.

ACM Neto

1) Apoiar a base da pirâmide econômica: investir em medidas para o desenvolvimento da agricultura familiar e das micro e pequenas empresas, como crédito, assistência técnica, condomínios agrícolas e empresariais, capacitação, serviços on-line e apoio à comercialização.

2) Criar condições para a Inovação: o plano visa criar dentro das possibilidades do Poder Público as condições de sucesso para novos empreendimentos, apoiado em três pilares: a) desenvolver novos talentos, b) valorizar empreendedores experientes, c) facilitar a abertura e o fechamento de negócios.

3) Estado líder em energias renováveis: investir na geração de energia eólica e solar aliada à produção de hidrogênio verde, a fim de constituir a base para uma economia limpa e descarbonizada. Por meio das energias renováveis desejam promover uma política de atração de novas indústrias e absorver localmente o consumo do excedente de energia.

4) Valorização do perfil agropecuário das regiões: contando com os biomas Mata Atlântica, Semiárido e Cerrado, a Bahia apresenta um cenário diversificado, que requer soluções em várias frentes: ampliar a produção de grãos e algodão; livrar da febre aftosa a pecuária e apostar no desenvolvimento da agroindústria e da agricultura irrigada.

5) Fortalecimento da Infraestrutura: romper o isolamento ferroviário da Região Metropolitana de Salvador, da Baía de Todos os Santos e de seus portos; assegurar o resgate da antiga malha ferroviária baiana, a cargo da FCA, assegurar a implantação da FIOL e buscar sua integração com a FICO, além de articular com o governo federal a reabilitação da Hidrovia do São Francisco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.