Veja vídeo: Jovem negro preso por suspeita de roubo na Bahia é solto após liminar da Justiça
Família afirma que jovem foi preso por engano e fez protesto em frente ao Tribunal da Justiça
Foto: Gilberto Júnior
Um grupo de pessoas se mobilizaram neste domingo (14), para exigir a liberdade de Gabriel dos Santos Silva, 23 anos, preso suspeito de roubar um carro em Salvador. Durante o ato, Gabriel foi solto. A decisão foi concedida através de uma liminar da Justiça, que determina a imediato imediata soltura do jovem.
Os familiares e amigos de Gabriel afirmam que ele foi preso por engano e fizeram protesto em frente ao Tribunal da Justiça, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Eles também protestaram no sábado (13). De acordo com as autoridades, o marido da vítima foi encontrar o autor do roubo no CAB na última sexta-feira (12), viu Gabriel e apontou como um dos suspeitos que roubou o veículo. Segundo Gabriel, a abordagem dos policiais foi agressiva.
“Tudo aconteceu quando eu fui sacar o seguro desemprego na Caixa. Ao chegar na localidade estava fechada, peguei o celular para avisar a meu pai que não consegui pagar uma conta por isso. Nesse momento, se aproximou um carro com dois homens que já chegaram atirando, eram dois policiais à paisana. Eles estavam perguntando cadê o carro eu não estava entendendo nada. Me algemaram, me prenderam, me bateram e eu só conseguia implorar pela minha vida. Chegou uma viatura e me levaram”, relatou Gabriel.
Segundo a família, o jovem foi confundido por ter características do suspeito de roubo apontadas como preto, cabelo loiro e tatuado. Os familiares de Gabriel disseram que ele pintou o cabelo de loiro na quinta-feira (11), um dia depois do crime que aconteceu na quarta (10), no CAB. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que Gabriel dos Santos Silva foi preso em flagrante por extorsão. O órgão disse que o jovem cobrou R$ 1 mil para devolver o carro roubado por ele.