Veja vídeo: PM do Ceará manda motorista retirar bandeira nacional do carro
O caso aconteceu durante uma carreata realizada nesta quarta-feira (20)
Foto: Reprodução
Durante uma carreata realizada na manhã desta quarta-feira (20), no Ceará, agentes da Polícia Militar foram filmados pedindo para que uma motorista retirasse a bandeira nacional da janela do veículo. A manifestação se deu em oposição ao decreto de 'lockdown' anunciados pelos governos estadual e municipal.
Em um vídeo, um condutor filma o momento em que dois policiais abordam uma motorista que, logo após, retira a bandeira do veículo. Ainda nas imagens, a pessoa que filma o vídeo relata que os policiais mandaram todos os motoristas retirarem as bandeiras dos carros.
Procurada pelo FAROL DA BAHIA, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) desmentiu o caso e informou que a própria motorista, uma idosa que levava remédio para casa, tirou a bandeira para não ser confundida com manifestantes. Ainda segundo a SSPDS-CE, após a abordagem, os agentes auxiliaram a saída da idosa do engarrafamento causado pela carreata.
Também por causa do descumprimento do decreto com a realização da carreata nos bairros de Joaquim Távora, Dionísio Torres e Cocó, a Secretaria informou que 25 pessoas foram encaminhadas para o 2° e 34º Distrito Policial (DP) da região. Eles são suspeitos de descumprirem a determinação que impede introdução ou propagação de doença contagiosa, prevista no Artigo do 268, do Código Penal Brasileiro. Outros suspeitos de terem participado e financiado a carreata também serão investigados, segundo a SSPDS-CE. Confira abaixo a nota na íntegra:
"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) informam que não houve qualquer orientação, nem do Comando da corporação, nem dos policiais que estavam no local, para que a condutora do veículo que aparece no vídeo retirasse a bandeira nacional do carro. A condutora é uma pessoa idosa, que comprovou que estava levando medicamento para sua residência e que por isso estava amparada pelo decreto de isolamento social rígido. Ela, por iniciativa própria, retirou a bandeira para não ser confundida com outros motoristas que estavam descumprindo o decreto estadual. A equipe policial militar facilitou a saída dela do engarrafamento, o que não é mostrado no vídeo em questão.
A SSPDS-CE informa ainda que a PMCE conduziu 25 pessoas que estavam em uma carreata em vias dos bairros Joaquim Távora, Dionísio Torres e Cocó, em Fortaleza. As pessoas são suspeitas de descumprirem determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, prevista no artigo 268, do Código Penal Brasileiro. Os conduzidos estão sendo ouvidos no 2º e 34º Distritos Policiais (DP), nos bairros Aldeota e Centro. Outras pessoas que forem identificadas nas investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) de terem participado e financiado a carreata serão também responsabilizadas criminalmente. O trabalho policial atende as medidas de isolamento mais rígidas em Fortaleza estabelecidas no Decreto Estadual nº 33.574".
Assessoria de Comunicação da PMCE