• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Veleiro de casal de brasileiros é atacado por orcas no litoral de Portugal
Mundo

Veleiro de casal de brasileiros é atacado por orcas no litoral de Portugal

O leme da embarcação foi danificado. Paula Lamberti e Fernando Mendes foram resgatados três horas depois do incidente

Por Da Redação
Ás

Veleiro de casal de brasileiros é atacado por orcas no litoral de Portugal

Foto: Reprodução

Um casal de Bauru (SP) que viaja o mundo em um veleiro vivenciou momentos de tensão quando foram atacados por um grupo de baleias orca. O caso aconteceu na madrugada do dia 6 de outubro, em Portugal. 

Paula Lamberti e Fernando Mendes disseram em suas redes sociais que partiram de Santa Maria, arquipélago de Açores, no dia 30 de setembro, e velejavam em direção a Lisboa, capital do país europeu, quando o ataque ocorreu. 

Com o incidente na embarcação, nomeada por eles de Strega, o casal ficou à deriva a 36 milhas (em torno de 57 quilômetros) da costa.

“A gente fica impotente diante do tamanho e a força das baleias. Elas nos giraram 360º e ficamos aguardando elas se desinteressarem pelo barco. A gente iluminava a água e via elas se aproximando”, comentou a viajante nas redes sociais.

O veleiro teve o leme danificado por conta do ataque que deixou a embarcação sem rumo por algumas horas. Com o ocorrido, o casal acionou a marinha portuguesa que chegou às 5h15 do mesmo dia para resgatá-los.

“Reboque foi tenso, cabo rompeu quatro vezes durante o trajeto e toda vez tínhamos que refazer a manobra para amarrar. Foi desgastante”, relata Paula.

Seis horas após o resgate, eles conseguiram chegar a Cascais, na costa de Portugal, sem nenhum ferimento. Nas redes sociais, Paula agradeceu os socorristas e disse que, graças à ajuda, sentiu-se mais tranquila frente ao que havia acontecido.

No sábado (9), Paula publicou uma mensagem afirmando que o casco veleiro não registrou danos estruturais e se manteve intacto. "Não entrou nem uma gota sequer no barco e isso era o nosso maior medo. Pensar na possibilidade de ter que abandonar a embarcação, é realmente desesperador.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário