Economia

Venda de imóveis novos fecha 2021 com alta de 12,8%, aponta pesquisa

Apesar da inflação, mercado imobiliário registrou saldo positivo

Por Da Redação
Ás

Venda de imóveis novos fecha 2021 com alta de 12,8%, aponta pesquisa

Foto: Divulgação/GOV-SP

Dados do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 4º trimestre de 2021 mostram que, apesar de problemas relacionados à alta da inflação, o mercado imobiliário brasileiro registrou saldo positivo no ano passado. Segundo o levantamento, o número de vendas de novos imóveis cresceu 12,8% em comparação com 2020. 

Os lançamentos de imóveis registraram aumento de 25,9% e a oferta final (imóveis não vendidos) fechou o período com 3,8% de crescimento. O estudo feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, coletou dados de 176 cidades, sendo 22 capitais.

De acordo com o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o maior problema que a construção civil enfrenta “é a ausência de mão de obra, pois o setor está muito aquecido. Isso porque, em 2020 e no primeiro semestre de 2021, as vendas foram muito boas e batemos recordes atrás de recordes. Os números consolidados de 2021 são positivos, mas isso precisa ser lido com atenção, porque no último trimestre a curva estabiliza e começa a descrescer".

O estudo aponta, ainda, que os lançamentos e as vendas do segundo semestre de 2021 foram afetados pela mudança do cenário econômico e, principalmente, pelos efeitos do aumento de custos dos insumos da construção. Além disso, houve uma redução efetiva no poder de compra das famílias. De acordo com Celso Petrucci, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, os preços dos imóveis registraram aumento de 6,12% no último trimestre de 2021, em relação ao trimestre anterior.

O estudo mostra também que nos últimos 12 meses a intenção de compra de imóveis pela população se manteve estável, com 5% da população afirmando que pretende comprar imóveis. Já no programa habitacional do governo Federal, o Casa Verde e Amarela (CVA), as vendas aumentaram 3,4% em 2021 em relação ao ano anterior. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.