Economia

Vendas de eletroeletrônicos crescem 15% em 2023, revela estudo

Eletroportáteis lideram alta, enquanto ar-condicionado e linha branca impulsionam mercado

Por Da Redação
Ás

Vendas de eletroeletrônicos crescem 15% em 2023, revela estudo

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

As vendas de eletroeletrônicos registraram um aumento significativo de 15% em 2023, marcando o primeiro resultado positivo do setor em três anos, de acordo com um estudo exclusivo da Eletro, a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, obtido pela CNN.

O ano de 2020, marcado pela pandemia da Covid-19, testemunhou uma forte demanda por eletroeletrônicos, à medida que as pessoas passaram mais tempo em casa, buscando comodidade e conforto. No entanto, nos anos subsequentes, o cenário se mostrou desafiador.

O ponto mais baixo foi atingido em 2022, representando o pior período em uma década para o setor. Jorge Nascimento, presidente executivo da Eletros, expressou que a "recuperação total" poderá demandar de 2 a 3 anos.

O crescimento registrado em 2023 foi impulsionado principalmente pela alta de 19% nos eletroportáteis, como liquidificadores, cafeteiras e sanduicheiras, destacando-se a AirFryer, devido ao seu preço acessível.

Outro fator crucial foi o aumento de 17% nas vendas de ar-condicionado, atribuído às altas temperaturas enfrentadas pelo país e às inovações tecnológicas que promoveram a economia de energia e a sustentabilidade dos equipamentos. No entanto, o crescimento ficou aquém do registrado em 2021, com uma queda de até 60% nas vendas de ar-condicionado de janela.

A linha branca, que inclui fogões e máquinas de lavar, também apresentou um aumento de 6% nas vendas em 2023. No entanto, os refrigeradores, apesar de pertencerem à mesma linha, registraram uma queda de mais de 40% em comparação com uma década atrás, devido a políticas públicas que influenciaram o poder aquisitivo das classes C e D.

Jorge Nascimento destaca a importância da linha branca como "mola propulsora" da economia brasileira, que promove bem-estar e melhora a qualidade de vida da população, além de aquecer a economia do país.

Enquanto isso, a Linha Marrom, que engloba equipamentos de áudio e vídeo, registrou uma retração de 11%, apesar do aumento de 7% nas vendas de TVs. O presidente executivo da Eletros atribui essa queda ao lançamento de produtos inovadores, que incentivaram os consumidores a buscar melhorias e atualizações em seus equipamentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário