Autos

Vendas de veículos cresceram 9,1% no mês de julho, diz Anfavea

Retomada discreta da economia anima montadoras

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Vendas de veículos cresceram 9,1% no mês de julho, diz Anfavea

A Anfavea, associação nacional dos fabricantes de veículos, informou em evento acompanhado pelo Farol da Bahia, em São Paulo, que as vendas de veículos zero quilômetro cresceram 9,1% em relação ao mês anterior, o que também representou um avanço de 12,1% de janeiro a julho de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado.

No mês passado, que teve quatro dias a mais que junho, foram emplacados 243,6 mil veículos, incluindo automóveis, caminhões e máquinas agrícolas, o que representa um acumulado de 1,55 milhão de unidades emplacadas desde o início do ano.

Saque do FGTS será positivo

A entidade acredita que medidas como a redução de juros, a injeção de R$ 42 bilhões na economia com os saques do FGTS e a aprovação das reformas podem impactar positivamente o setor. "Logo os varejistas vão começar a fazer propaganda para incentivar os brasileiros a usarem o recurso extra para trocar a geladeira, aproveitar o saldão, entre outras ações que movimentam a economia", disse Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, ao Farol da Bahia.

A Anfavea também afirmou que vem trabalhando com o Ministério da Economia pela competitividade do setor automotivo especialmente nas exportações. Enquanto no mercado argentino as vendas de carros brasileiros representam mais de 63% do total vendido por lá, em outros países da América Latina não chega a 10%. "De cada R$ 100 milhões em créditos de ICMS perdemos 20% por conta da competitividade que nos falta, e isso tentaremos reverter dialogando com o governo", disse o executivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário