• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vendas de veículos elétricos e híbridos na Bahia atingem quase 2 mil unidades nos primeiros 5 meses de 2024
Bahia

Vendas de veículos elétricos e híbridos na Bahia atingem quase 2 mil unidades nos primeiros 5 meses de 2024

Salvador responde por 62% desse total, com 1.186 veículos emplacados

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vendas de veículos elétricos e híbridos na Bahia atingem quase 2 mil unidades nos primeiros 5 meses de 2024

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nos primeiros cinco meses de 2024, as vendas de veículos leves eletrificados, que englobam os elétricos e os híbridos, alcançaram a marca de 1.885 unidades na Bahia, conforme dados revelados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Salvador responde por 62% desse total, com 1.186 veículos emplacados, enquanto 38% das vendas, o equivalente a 699 unidades, ocorreram no interior do estado. Esse segmento registrou um crescimento mensal consistente, chegando a 409 unidades vendidas somente em maio, o que representa 3% do mercado nacional.

De acordo com análises da ABVE, os modelos híbridos, tanto os HEV quanto os PHEV, que combinam motores elétricos e a combustão, continuam liderando as vendas na Bahia, representando 55% do total de emplacamentos entre janeiro e maio. 

Um dos destaques nesse cenário é o SUV Haval H6, fabricado pela GWM, cujo modelo PHEV pode percorrer até 22 quilômetros com apenas um litro de gasolina em condições urbanas. Com um motor a combustão atuando predominantemente como gerador, o veículo é impulsionado quase exclusivamente pelo motor elétrico. O preço inicial do Haval H6 parte de R$ 214 mil.

Isenção de IPVA

Além dos avanços tecnológicos e dos benefícios oferecidos pelos modelos eletrificados, os consumidores também são atraídos pela isenção do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos com valor até R$ 300 mil na Bahia. 

Um estudo conduzido pela Bain & Company revela que um em cada quatro brasileiros já considera a compra de um veículo elétrico. Esse crescente interesse dos consumidores por modelos sustentáveis está impulsionando adaptações rápidas no mercado local. Projeções da ABVE indicam que o número de eletropostos deve triplicar até 2025, atingindo a marca de 10 mil em todo o país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário