Vendas do comércio oscilam 0,01% em fevereiro, mas mantém patamar de 3%
Nível segue sendo superior ao registrado em fevereiro de 2020, último mês antes da pandemia da Covid-19
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Depois de registrar crescimento de 3,8% em janeiro, sendo considerada a maior variação para o mês desde 2000, o volume de vendas do comércio perdeu ritmo e caiu 0,01% em fevereiro, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mas, apesar da oscilação negativa, o setor permanece 3% acima do nível de fevereiro de 2020, o último mês antes dos efeitos da pandemia da Covid-19.
Ao ser comparado com fevereiro de 2022, houve uma alta de 1%, sendo o sétimo resultado seguido no índice, enquanto no indicador dos últimos 12 meses a alta foi de 1,3%, conforme os números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
De acordo com a pesquisa, a variação negativa foi acompanhada por seis das oito atividades do comércio varejista. Entre os principais recuos aparece o ramo de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,7%), que representa mais de 40% do peso da pesquisa. Além disso, os segmentos de tecidos, vestuários e calçados (-6,3%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-10,4%) se destacaram negativamente no mês.
Por outro lado, os grupos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+1,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (+4,7%) apresentaram os únicos resultados positivos em fevereiro.