Vendas do varejo baiano registraram queda de 0,8% entre setembro e outubro
Segundo IBGE, recuo é o pior resultado para o mês em 20 anos de série histórica

Foto: Reprodução/ Elói Corrêa/GOVBA
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatistica (IBGE), as vendas do varejo baiano registraram entre setembro e outubro queda de 0,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o órgão, esse foi o quinto resultado negativo, aumentando ainda mais a distância das vendas do varejo em relação ao patamar antes da pandemia (-5,4% frente a fevereiro de 2020).
O recuo das vendas na comparação com outubro de 2020 foi o pior resultado para o mês em 20 anos de série histórica (desde 2001) e a maior queda entre os estados, com baixa de 14,1%. Já este ano, as vendas caíram em 5 das 8 atividades do varejo baiano, puxadas de novo por móveis e eletrodomésticos (-40,0%) e supermercados (-9,4%);
Dez das 27 unidades da Federação mostraram quedas nas vendas, sendo as mais intensas no Amapá (-2,8%), em Roraima (-2,3%) e no Rio de Janeiro (-2,2%). A Bahia ficou com o 7º pior desempenho dentre os estados.
No outro extremo, Acre (3,0%), Alagoas (2,4%) e Rondônia (2,4%) apresentaram os melhores resultados nas vendas do varejo.