Vendas do varejo na Bahia crescem 0,9% em abril, diz IBGE
Esse é o segundo resultado positivo consecutivo do setor no estado
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Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (14), mostram que as vendas do varejo na Bahia cresceram 0,9% em abril de 2023 em relação ao mês anterior. Esse é o segundo resultado positivo consecutivo do setor no estado, que já havia apresentado alta de 0,7% na passagem de fevereiro para março.
Apesar do resultado positivo, o volume de vendas na Bahia ainda está 2,4% abaixo do registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19. No entanto, o aumento das vendas do varejo baiano de março para abril foi superior ao resultado nacional (0,1%), com 16 das 27 unidades da Federação apresentando crescimento.
Os melhores resultados foram registrados na Paraíba (3,6%), Pernambuco (2,3%) e Distrito Federal (2,0%). A Bahia teve o 9º maior crescimento do país, empatada com Rondônia (0,9%) e Alagoas (0,9%). Já as quedas mais intensas foram registradas no Espírito Santo (-4,3%), Amapá (-1,2%), Goiás (-1,1%) e Paraná (-1,1%).
No comércio varejista, o volume de vendas na Bahia também cresceu (4,2%) em comparação com abril de 2022. Esse foi o sexto resultado positivo consecutivo. O crescimento ficou acima da média nacional (0,5%), com 17 das 27 unidades da Federação apresentando alta. A Bahia teve o 12º melhor resultado do país nessa comparação.
As maiores taxas de crescimento foram apresentadas em Tocantins (12,2%), Roraima (10,7%) e Alagoas (8,7%). Já as maiores quedas ocorreram no Rio Grande do Norte (-7,1%), Rio Grande do Sul (-2,4%) e Goiás (-2,3%). Com o desempenho positivo de abril de 2023, o varejo baiano apresenta um crescimento acumulado de 3,8% nos primeiros quatro meses do ano.
Setores
Em abril deste ano, 5 das 8 atividades do varejo restrito apresentaram aumento no volume de vendas em relação ao mesmo mês de 2022. Os maiores crescimentos vieram dos segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%) e combustíveis e lubrificantes (12,6%), que foram relevantes para o resultado geral do estado.
Apesar de ter apresentado apenas o 4º maior aumento no mês, o segmento de supermercados tem a maior relevância na composição do varejo baiano e foi responsável pelo maior crescimento do setor em abril. Esse é o segundo resultado positivo consecutivo dessa atividade.