Vendas no comércio avançam 1,7% em 2023, aponta IBGE
Sete das 11 atividades pesquisadas apresentaram crescimento no período; veja quais
Foto: Divulgação
As vendas do comércio varejista recuaram 1,3% em dezembro de 2023. Mas apesar do número negativo no último mês, o setor avançou 1,7% no ano passado. Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda segundo o o órgão, em comparação à 2022, a alta chega a 0,7 ponto percentual. “Observamos um resultado maior que em 2022, mantendo a tendência de seis anos consecutivos de crescimento. Também setorialmente, falando em varejo ampliado, observamos uma disseminação de resultados positivos, com apenas 4 das 11 categorias no campo negativo”, avalia o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Sete das 11 atividades pesquisadas apresentaram crescimento no período. A maior alta veio das vendas de veículos e motos, partes e peças (8,1%), influenciadas, principalmente, pela normalização do setor após a pandemia de COVID-19.
Além dos veículos, também avançaram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,7%), Combustíveis e lubrificantes (3,9%), e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%), Móveis e eletrodomésticos (1,0%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%).
Já do lado das atividades que sofreram queda no ano passado estão Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,9%), Tecidos, vestuário e calçados (-4,6%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,5%) e Material de construção (-1,9%).