Vereadores de Vitória da Conquista protocolam pedido de CPI para investigar suspeitas de corrupção
Após operação da PF, parlamentares apontam omissão por parte da prefeita Sheila Lemos
Foto: Ascom/ PT Bahia
Um grupo de parlamentares protocolou nesta quinta-feira (9) requerimento para instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
Em coletiva, os vereadores informaram que o objetivo é apurar uma possível omissão por parte da prefeita e pré-candidata à reeleição, Sheila Lemos (União Brasil), quanto ao dever legal de adotar providências em relação a supostos atos de corrupção ocorridos na Secretaria Municipal de Saúde.
O caso teria ocorrido durante a gestão da ex-secretária Ramona Cerqueira Pereira e envolve fraudes em licitações e contratos, superfaturamento de preços e desvios de verbas públicas.
Os vereadores que assinaram o pedido foram: Alexandre Xandó (PT), Fernando Jacaré (PT), Viviane Sampaio (PT), Valdemir Dias (PT), Delegado Marcus Vinícius (Podemos), Lúcia Rocha (MDB) e Augusto Cândido (MDB).
A decisão ocorre após a realização da Operação "Dropout" da Polícia Federal, que cumpriu mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde e em empresas contratadas pelo município. Além disso, afastou servidores públicos de suas funções por 180 dias. A operação investiga denúncias de possíveis fraudes na compra de testes para Covid-19, ocorridas em 2020.