Viagem do Consórcio Nordeste a Europa não apresenta resultados
A caravana decolou na sexta-feira (15)
Foto: Elisa Elsie/GovRN
Governadores que integram o chamado Consórcio Nordeste retornaram neste final de semana de agenda pela Europa. A visita, no entanto, não apresentou nenhum resultado concreto.
A caravana decolou na sexta-feira (15); passaram o sábado e domingo (16 e 17) em Paris com agenda livre. Na segunda-feira (18) fizeram a uma reunião em Paris; na terça-feira (19) embarcaram para Roma; na quarta-feira (20) na Confindustria. Na quinta-feira (21) estiveram em Berlim, com cerca de 20 empresários na sede da Federação das Indústrias da Alemanha. E na sexta-feira (22) retornariam ao Brasil, contudo, nem todos retornaram. Alguns resolveram esticar a viagem e ainda não retornaram. É o caso do governador do Piauí Wellington Dias que teria ido à Espanha em agenda particular. O governador do Ceará Camilo Santana também não teria retornado. Foi encontrar a irmã que mora em Paris, apesar da divulgação de notícias suas visitando canteiros de obras ontem, sábado (23).
Os governadores viajaram de 1ª classe, hospedarem-se em confortáveis hotéis de luxo e comeram em restaurantes famosos e caros.
Durante a viagem, os chefes do Executivo se distanciaram da bandeira brasileira. Em uma fotografia, tirada na França, os governadores nordestinos seguraram uma bandeira com a logomarca do consórcio bem no centro da imagem.
Aumentando o distanciamento político com o governo Bolsonaro, também nenhuma embaixada brasileira foi visitada pelos governadores nordestinos.
O tour do Consórcio Nordeste pela Europa foi decidido no calor dos incêndios da Amazônia. A ideia era fazer um contraponto ao presidente Jair Bolsonaro, então envolvido em bate-boca com ele os presidentes Emmanoel Macron da França e Ângela Merkel da Alemanha. Contudo, os governadores nordestinos não foram recebidos por nenhum correlato governante francês ou alemão.