Viagens corporativas: setor retoma nível de faturamento pré-pandemia
O setor tem agora perspectivas otimistas para este ano
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De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), em março de 2022 o setor praticamente retomou o faturamento do mesmo mês de 2019. O setor, que foi fortemente impactado pela pandemia de coronavírus, tem agora perspectivas otimistas para este ano. O faturamento foi de R$ 869 milhões, 2% abaixo da marca de março de 2019, quando registrou R$ 890 milhões. O acumulado do primeiro trimestre deste ano, resultado foi de um bilhão oitocentos e cinquenta e seis milhões de reais, ainda a 27% abaixo dos números de 2019.
A expectativa é de que os números também sejam positivos em abril e só não devem superar os números do mesmo mês do ano 2019 em função dos dois feriados consecutivos de Páscoa e Tiradentes. As datas são positivas para turismo de lazer, no entanto acabam atravancando um pouco viagens corporativas. O aumento do diesel é um fator que, em um primeiro momento, pode impactar o setor.
Com a pandemia, os eventos corporativos até se adaptaram com as convenções online. Mas, em entrevista à Jovem Pan, Gervásio Tanabe ressaltou que vivenciar a experiência de forma presencial é diferente, e as empresas entendem essa necessidade. Para ele, o online não vai substituir o presencial, apenas expandir o alcance dos eventos
São Paulo concentra a maior parte dos eventos corporativos, mas nos últimos tempos tem tido uma diversificação desses locais. No âmbito internacional, a situação é um pouco mais incerta e o setor ainda não conseguiu retomar aos níveis pré-pandemia.