Vida e obra de Cora Coralina são homenageadas em espetáculo de dança em Salvador
O espetáculo retrata a dualidade da escritora brasileira entre o imaginário dela e a realidade

Foto: Divulgação
A obra ‘Estórias da Casa Velha da Ponte’, de Cora Coralina, escritora brasileira, inspirou a Escola de Dança Contemporânea Cia Byla, que irá apresentar no palco do Teatro Experimental Alex Muniz nesta sexta-feira (25) e sábado (26). O espetáculo promete trazer os momentos mais marcantes da vida dupla de Cora como doceira e escritora, assim como suas crises, paixões e alegrias.
A poetisa brasileira findou o seu legado através dos contos e poemas famosos por narrar acontecimentos da sua vida pessoal e, principalmente, os dilemas e conflitos enfrentados por uma mulher que desafiava a sociedade por querer escrever e estudar no século XX, no interior de Goiás, onde nasceu e morreu.
O Farol da Bahia conversou com o elenco sobre as expectativas para a peça, que coincide também com os 20 anos da companhia de dança.
“O ‘Casa Velha da Ponte’ fala sobre a vida e obra de Cora Coralina, que é uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. Se tratando de Cora, vamos trazer muitas temáticas, como por exemplo memória, afetos, lugares e como tudo isso consegue constituir a nossa identidade e atravessam nossa história e consegue nos fazer ser quem somos”, afirmou Jordan Dafner, um dos dançarinos do espetáculo.
Jordan também explicou que o objetivo da peça é mesclar o imaginário de Cora com a realidade, usando uma coreografia, com gestos que refletem a nostalgia e esperança da escritora.
“Vamos tratar da Cora como escritora, mas também como doceira, da infância dela e sua velhice. São diversos aspectos que podem ser fictícios ou biográficos, vamos fazer essa mescla assim como ela faz em suas obras. Muito do que ela escreve também são lendas e imaginações. Então, a ideia é conseguir mesclar essas duas coisas e trazer o público para essa atmosfera do ‘Universo Cora’, completou Jordan.
Outra dançarina, Lorena Albergaria, contou que a coreografia também conseguiu trazer a energia da Cia antiga, quando fizeram a primeira a primeira parte da ‘Casa Velha da Ponte’.
“Por eu já ser participante da Cia, já fiz a primeira parte de Cora, e eu estou muito feliz com essa nova parte, com novas pessoas e é muito significativo esse espetáculo de Cora. Ele traz muitas lembranças da Cia antiga e traz novas perspectivas com essa turma nova. Estou muito ansiosa também, nervosa, empolgada com essa apresentação, ela vai ser muito bonita, muito gostosa, cheia de sensações”
Ananda Portela também compartilha do mesmo sentimento que Lorena. Ela contou que a primeira parte do espetáculo tratou mais sobre o imaginário de Cora e agora estão tratando sobre a vida da escritora, além da visão de uma poetisa.
“Nós ficamos muito tempo apresentando a parte um da Casa Velha da ponte, e agora estamos trabalhando com a parte dois, que, ao mesmo tempo que é muito complementar, é muito diferente. A parte um traz mais o imaginário, os poemas e agora estamos trabalhando com uma coisa mais direta sobre a história dela e a vida que ela levava além de poeta. Estou muito animada”, afirmou Ananda.
Maria Clara Ribeiro, que também faz parte do elenco, disse que eles têm se dedicado muito para atender as expectativas e que é uma energia incrível, que corre pelo corpo.
“Estou muito ansiosa, a gente tem se dedicado muito. Por mais que seja um espetáculo pequeno, exige muita técnica, muito trabalho, mas é uma energia que não para de correr pelo corpo o tempo inteiro. É maravilhoso”, concluiu Maria Clara.
O espetáculo está sendo dirigido por Luciana Tude, que revelou que Cora Coralina é uma mulher à frente do seu tempo e que construiu uma obra imortal.
“No espetáculo deixamos evidente o contraste das vidas de Cora, mas também a beleza entre a dor que a vida nos propõe o tempo inteiro”.
Além disso, a peça também é um convite e incentivo a leitura de autoras brasileiras, tão importantes para a riqueza cultural e linguística do país, segundo Luciana. Os ingressos estão a partir de R$18,50 na plataforma do Sympla.
Serviço
O que: espetáculo sobre vida e obras de Cora Coralina
Onde: Teatro Experimental Alex Muniz, em Stella Maris
Quando: sexta-feira (25), às 18h e sábado (26), às 17h.
Ingressos: na plataforma do Sympla, a partir de R$18,50
Veja vídeo sobre o espetáculo: