Vídeo: “A gente ainda vê um processo de exclusão de pessoas com deficiência”, afirma candomblecista
Rafael Mota e Oswaldo Copque são os convidados em mais um episódio do Podomblé, da FB Comunicação
Foto: Reprodução/Farol da Bahia
Os candomblecistas Rafael Mota e Oswaldo Copque foram os convidados em mais um episódio do Podomblé, uma produção da FB Comunicação. Durante o bate-papo com o host Adriano de Azevedo, Rafael mostra a carência de informações em relação ao tratamento do candomblé com pessoas com deficiência.
"Se vocês fizerem uma busca nos repositórios, vocês não vão achar muita coisa relacionada ao candomblé e pessoas com deficiência. Meu trabalho, por exemplo, é o primeiro", enaltece Mota.
Ele também cita os registros cristãos e comunidades indígenas, no que diz respeito à pessoa com deficiência, mostrando o afastamento e a exclusão do mesmo na sociedade.
"Se a gente for fazer uma análise histórica, na verdade, é mais uma faxina social, em muitos momentos, para se retirar a pessoa com deficiência da sociedade. As comunidades indígenas também tinham esse processo de matar as pessoas com deficiência. Hoje não mais, pelo processo de intervenção das outras culturas, por assim dizer", complementa Rafael.
Com isso, Rafael finaliza: "Esse pensamento tem mudado a partir do acesso à informação. Mas a gente ainda vê ainda um grande processo de exclusão das pessoas com deficiência na sociedade".
O episódio completo do "Podomblé" foi conduzido por Adriano de Azevedo e está disponível no canal do YouTube da FB Comunicação.
Veja um trecho abaixo: