Vídeo: "A gente não tem uma TV digna que nos defenda", diz Alan Oliveira sobre ataques ao candomblé
Criador do programa "A voz do axé" foi um dos convidados do podcast Podomblé, produção da FB Comunicação
Foto: Farol da Bahia/Reprodução
Ogan Alan Oliveira e Mãe Gilmara Santos foram os convidados do episódio desta semana do podcast Podomblé, produção da FB Comunicação. O episódio tratou sobre o ‘A Voz do Axé’, que é um programa de valorização da Cultura Negra, apresentado pelos os dois.
Durante a conversa, Alan Pinheiro, que é o criador do programa, destacou a importância do programa para as religiões de matriz africana em Salvador. Além disso, ele explica que o projeto foi idealizado com intuito de atuar na preservação da ‘cultura ancestral’.
“Eu digo para toda a sociedade candomblecista, qual a importância que a gente tem para a cidade de Salvador. E quando eu digo isso, eu falo para além da política. Eu fui para um encontro em Belo Horizonte, antes das eleições, e a gente fez rede, comunicação com várias outras pessoas, babalorixás. Foi de lá que nasceu ‘Vozes que invoca’, que é um coletivo que eu criei para fazer essa rede e que é para atuar, salvar guardando e preservando a cultura ancestral, salvar guardando e defendendo também nossa religião,” explicou.
“A gente precisa dessa defesa, a gente está sendo um povo muito atacado, a gente está tendo nossas casas de candomblé atacadas. Isso não está sendo mostrado, relatado, e quando é mostrado e relatado, a gente não tem uma TV digna que nos defenda. A gente vai pra rua, vai pra luta e se não for pra rua e não for pra luta, não é noticiado,” acrescentou.
O episódio completo do programa está disponível no canal da FB Comunicação no YouTube.
Assista o trecho: