Vídeo: "A lei por si só não basta, é preciso uma mudança social", diz advogada sobre violência contra mulher
Fernanda Barbosa foi um das convidadas do podcast "No Farol", produção da FB Comunicação
Foto: Reprodução/Farol da Bahia
A advogada Fernanda Barbosa foi uma das convidadas do podcast “No Farol”, produção da FB Comunicação. Durante a conversa, ela ressaltou a importância da medida protetiva para as mulheres vítimas de violência.
“Sempre se noticia, mulher morreu com medida protetiva na mão, mas quantas foram salvas por conta da medida protetiva e não está no jornal? Eu entendo, inclusive, que esse tipo de notícia é um desestímulo para que a mulher denuncie”, disse.
“Você tem que denunciar. E normalmente, quando uma denuncia, isso são inúmeros casos, outras vêm aí por trás que estavam com medo, que estavam com receio de que as pessoas não acreditassem nelas e denunciam também,” acrescentou.
Fernando também explicou que a lei por si só não é suficiente para mudar a realidade social, mas sim a presença de mulheres em instâncias de poder para combater esse tipo de violência.
“Eu não posso dizer que a lei por si só basta, eu preciso de uma mudança social em todas as esferas. Feminicídio não é crime, feminicídio é uma causa de aumento de pena do homicídio. E quem vai dizer se ele matou por ser mulher ou porque estava na relação? Um promotor, um delegado, um magistrado, que infelizmente são a maioria e continuam julgando dentro da sua perspectiva de homem”, explicou a advogada.
“Enquanto nós não tivermos mulheres no Ministério Público, em maior número, no campo legislativo. É de mulher para mulher. Não tem jeito, eu não tenho como entender e aceitar que um homem vai fazer uma lei que vai contrariar os seus interesses sociais”, completou.
O episódio completo do programa está disponível do canal do YouTube da FB Comunicação.
Confira mais no vídeo abaixo: