• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vídeo: abertura de comportas na barragem de Pedra do Cavalo geram prejuízos à pescadores, diz vereador

Vídeo: abertura de comportas na barragem de Pedra do Cavalo geram prejuízos à pescadores, diz vereador

Segundo Antônio Bad Boy (PL), as ferramentas utilizadas pelos trabalhadores nas pescas foram perdidas

Por Da Redação
Ás

Vídeo: abertura de comportas na barragem de Pedra do Cavalo geram prejuízos à pescadores, diz vereador

Foto: Reprodução/Instagram

Com o objetivo de prevenir cheias, as cinco comportas da barragem de Pedra do Cavalo, situada entre as cidades de Governador Mangabeira e Cachoeira, no recôncavo baiano, foram abertas após as chuvas que caíram sobre o interior da Bahia. 

Apesar de ter sido aberta para controlar a vazão e manter o nível de água do reservatório, a medida está causando prejuízo entre os pescadores e marisqueiras, segundo afirma em vídeo o vereador de Maragogipe, Antônio Clermo Silva de Assis (PL-BA), conhecido como Bad Boy. 

"Essa quantidade de água não estava programada. O pessoal que tinha gaiolas, redes, embarcações perderam suas ferramentas de trabalho”, afirma.

Nas redes sociais, alguns vídeos foram publicados pelo político, onde é possível observar o grande volume de água sendo liberado do barragem. Na legenda, ele diz entender que a liberação da água é necessário por uma questão de segurança, mas, ao mesmo tempo, comenta sobre a falta do diálogo com a comunidade. 

"Em contrapartida também vem prejudicando meus irmãos riberinhos com perdas de redes, gaiolas, canos entres outros matérias de pesca.  Também com esse volume de água várias espécies de peixes e mariscos irão fica mais escasso", completa ao dizer que a população quer uma reunião com a Votorantim, empresa responsável pela administração da usina hidrelétrica, para que os prejuízos causados sejam pagos.

O Farol da Bahia entrou em contato com a Votorantim Energia para maior esclarecimento sobre as alegações do político e, por meio de nota, a empresa informou que a abertura das comportas são feitas de acordo com a necessidade das operações. Questionada sobre os supostos prejuízos causados à comunidade, a Votorantim informou que não poderia atribuir às usinas, já que as medidas são tomadas para garantir a segurança da população.

"Destacamos que a abertura e fechamento das comportas, de acordo com a necessidade, faz parte das operações da Usina e são realizadas de forma controlada para garantir a segurança de todos. Pedimos a compreensão de todos e reafirmamos que nossas operações são totalmente seguras e monitoradas", disse. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário