Vídeo: Agentes de endemia cobram benefícios em manifestação em frente à Prefeitura de Salvador
Prefeito diz que aumento será de 72%
Foto: Farol da Bahia
Um grupo de agentes de saúde realizam uma manifestação em frente à Prefeitura de Salvador, nesta quarta-feira (10), para a aplicação do piso salarial da categoria e melhorias nas condições de trabalho. No local, o prefeito Bruno Reis realiza uma coletiva sobre a proposta de pagamento.
Segundo o gestor, a prefeitura prevê um aumento de 72% no valor com repasses da União através da Emenda Complementar 12/2022.
Mas, de acordo com o agente de endemia há 13 anos, George Rangel, o município se nega a pagar as gratificações dos trabalhadores.
“São oito anos sem reajuste salarial. Depois da emenda constitucional aprovada pela Câmara, a gente passou a ter um salário base de dois salários, dinheiro que vem do Governo Federal, exclusivamente para o pagamento dos agentes, que não entra no teto de gastos do município. O que o município teria que fazer é continuar pagando as gratificações e vantagens que a gente já tem há mais de dois anos, junto com esses dois salários. Mas, eles não querem fazer isso. Querem tirar os benefícios e pagar apenas o salário.", afirmou.
Na terça-feira (9), o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), derrubou o veto do prefeito Bruno Reis (União Brasil) ao pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde. A emenda foi aprovada em maio prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022) para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
Confira mais no vídeo abaixo: