Vídeo: ataque russo deixa cinco mortos em torre de TV localizada em Kiev
De acordo com informações do Serviço de Emergência do Estado outras cinco pessoas ficaram feridas

Foto: Reprodução/Vídeo
As tropas russas que estão localizadas nos arredores de Kiev, capital da Ucrânia, realizaram o primeiro ataque na noite desta terça-feira (1). A ação militar, que tem objetivo de destruir alvos estratégicos de defesa e telecomunicações da cidade, teve como alvo uma torre de TV local.
De acordo com informações do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas durante o atentado. Vitali Klitschko, prefeito de Kiev, relatou que as vítimas estavam passando pela calçada quando os mísseis atingiram a torre e causaram a explosão.
Após o ocorrido, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, retificou, em um post realizado na sua rede social, que "a história está se repetindo". A frase foi dita referenciando o Memorial do Holocausto Babi Tar, onde mais de 30 mil judeus foram mortos por nazistas, em 1941. A torre fica situada no local.
A explosão ocorreu após o comunicado do Ministério da Defesa russo, realizado no mesmo dia, mais cedo, que dizia que o governo planejava realizar ataques contra prédios do Serviço de Segurança da Ucrânia e do 72º Centro Principal de Informações e Operações Psicológicas em Kiev. As informações são da agência de notícias russa, Tass.
Em justificativa, o governo russo disse que os ataques servem como forma de suprimir atentados de informação contra a Rússia. A gestão russa ainda afirmou que tem atingido apenas instalações militares.
Entretanto, as informações russas não condizem com os alertas disparados na cidade de Kiev. O canal oficial da Prefeitura de Kiev no Telegram anunciou 13 alertas de ataques aéreos apenas no último domingo (28), em ataques que chegaram à população civil. O governo local informou que a cidade está sob toque de recolher entre 20h e 7h locais (15h a 2h de Brasília).