• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: autor do pedido de inelegibilidade de Bolsonaro fez campanha pelo voto impresso
Política

Vídeo: autor do pedido de inelegibilidade de Bolsonaro fez campanha pelo voto impresso

Segundo Carlos Lupi, sem a possibilidade de recontagem 'a fraude impera'

Por Da Redação
Ás

Vídeo: autor do pedido de inelegibilidade de Bolsonaro fez campanha pelo voto impresso

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo em resposta ao voto do ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que votou pela sua inelegibilidade por oito anos e mostra que o presidente do PDT, Carlos Lupi, autor da Ação da Investigação Judicial Eleitoral (Aije), defende o voto impresso.

Lupi acusa Bolsonaro de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião promovida pela Presidência com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022.

Na gravação divulgada por Bolsonaro, o presidente do PDT diz que o voto impresso "é o segredo de toda democracia no mundo" porque possibilita a recontagem e a conferência de voto. 

"Desde o surgimento da urna eletrônica, 25 anos atrás, nosso líder, nossa referência do partido, Leonel de Moura Brizola, já defendia uma coisa simples de se fazer: a impressão do voto. Para que possa votar lá, apertar o numerozinho do seu candidato, apertar o 12, você ver aquele papelzinho como se fosse esse papel que a gente, quando paga o cartão de crédito, tem como recibo, cair numa urna transparente e ficar ali guardado. Quando se tiver desconfiança ou quando se tiver uma votação muito diferente de locais, você pode conferir esse voto. É esse o segredo de toda democracia no mundo, a possibilidade de recontagem, a possibilidade de conferência de voto”, diz Lupi no vídeo.

Lupi ainda afirmou que o PDT foi o primeiro partido a falar sobre isso, há 25 anos, desde o surgimento da urna eletrônica, e complementa ao dizer que "sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem recontagem, a fraude impera". 

Veja o vídeo completo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário