• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Vídeo: Azerbaijão irá acionar a Justiça Internacional contra a Rússia por queda de avião que matou 38 pessoas

Vídeo: Azerbaijão irá acionar a Justiça Internacional contra a Rússia por queda de avião que matou 38 pessoas

O presidente do país afirma que, mesmo tendo ciência do acidente, a Rússia se recusa a admitir a culpa pelo ocorrido

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: Azerbaijão irá acionar a Justiça Internacional contra a Rússia por queda de avião que matou 38 pessoas

Foto: Reprodução/FreePik

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou, no último sábado (19), que irá acionar a Justiça Internacional contra a Rússia pela queda do avião do voo 8243 da Azerbaijan Airlines, que resultou na morte de 38 pessoas, em dezembro de 2024. Segundo o gestor, o país se recusa a admitir a culpa pelo ocorrido.

Na época do acidente, Aliyev afirmou em um discurso que "com toda a clareza, o avião foi abatido pela Rússia". No entanto, o governo não acreditava que havia sido intencional.

No último sábado, o gestor alegou que, mesmo que as circunstâncias do incidente estejam "tão claras como o dia", a Rússia não emitiu nenhuma resposta às acusações, mesmo sete meses após o acidente.

"Sabemos o que aconteceu. Podemos provar isso e sabemos que as autoridades russas sabem o que houve. Nossos pedidos ou demandas são absolutamente naturais: que eles admitam a culpa por esse acidente, que punam aqueles que derrubaram nosso avião e paguem uma indenização às famílias das vítimas", declarou Aliyev.

Segundo o presidente do Azerbaijão, no momento do pouso do avião, uma equipe foi enviada ao local e filmou que a fuselagem da aeronave caída estava cheia de buracos. Por isso, ele afirma que "a ideia de que um drone ucraniano possivelmente atingiu o avião é ridícula".

"Houveram dois ataques ao avião. Então, dá para imaginar um drone ucraniano mirando o avião do Azerbaijão, batendo, caindo e depois batendo mais uma vez?", questionou.

Além disso, ele afirma que o espaço aéreo da Rússia só foi fechado minutos após o incidente com o avião azerbaijano.

Aliyev revelou que o procurador-geral do Azerbaijão enviou pedidos ao chefe do Comitê de Investigação da Rússia, mas, até o momento, só foi respondido com: "a investigação continua". Por isso, o presidente irá recorrer à justiça internacional e está preparando um dossiê para um processo judicial correspondente.

Veja vídeo:

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário