Tecnologia

Vídeo: Câmera registra avião da Azul arremetendo devido a "windshear"

Conheça este fenômeno meteorológico que pode influenciar o voo das aeronaves

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Câmera registra avião da Azul arremetendo devido a "windshear"

Foto: Reprodução/YouTube

Uma gravação de arremetida de um avião da Azul no Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), acompanhada de escuta da comunicação de rádio entre o piloto e o controlador de tráfego aéreo revela informações sobre o fenômeno de "windshear" registrado na última segunda-feira (11) que levou o Airbus A320neo a arremeter e os pilotos dos demais voos a permanecerem em espera até a melhoria das condições (veja o vídeo abaixo), pode ser definido como uma variação repentina na direção e/ou na velocidade do vento, de acordo com definição da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica do Brasil (REDEMET). 

O fenômeno, também denominado cortante de vento, gradiente de vento ou cisalhamento do vento, pode ocorrer em todas as altitudes de voo, entretanto, é particularmente perigoso em baixa altura, nas fases de aproximação, pouso e subida inicial, em face da limitação de distância ao solo e de tempo para manobra das aeronaves. A ilustração a seguir exemplifica uma condição de tempo em que a "windshear" pode acontecer. Diante de uma forte corrente de vento descendo de uma nuvem de tempestade, ao cruzá-la a aeronave experimentará as variações de direção e/ou velocidade do vento que definem a presença de "windshear". 

Assim, como o piloto deve sempre evitar a continuidade de uma aproximação e de um pouso quando a aeronave não se encontra devidamente estabilizada, a instabilidade gerada pelas variações abruptas de altitude e velocidade da ‘windshear’ leva à necessidade da arremetida em prol da segurança de voo. Inclusive a recomendação ao piloto, ao atravessar esta condição de voo, é, entre outras, de não tentar alterar configurações de flaps, slats, trem de pouso, pois diante das mudanças intensas do vento as ações podem não ter efeito nenhum ou até mesmo ter efeito contrário ao esperado, levando a um maior risco de colisão contra o solo.

Vídeo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.