• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: candidato à presidência da ALBA, Hilton Coelho afirma que PSOL vai ao STF contra terceiro mandato de Adolfo Menezes

Vídeo: candidato à presidência da ALBA, Hilton Coelho afirma que PSOL vai ao STF contra terceiro mandato de Adolfo Menezes

Declaração foi realizada durante a eleição para a Mesa Diretora da ALBA nesta segunda (3)

Por Da Redação, Ane Catarine Lima
Ás

Atualizado
Vídeo: candidato à presidência da ALBA, Hilton Coelho afirma que PSOL vai ao STF contra terceiro mandato de Adolfo Menezes

Foto: Farol da Bahia

Candidato independente à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado estadual Hilton Coelho afirmou que o PSOL  entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a possível reeleição do presidente Adolfo Menezes (PSD) seja anulada. Durante a eleição da Mesa Diretora da Casa, realizada na tarde desta segunda-feira (3), o psolista defendeu que um terceiro mandato dentro da mesma legislatura é inconstitucional.

Adolfo ocupa a presidência da ALBA desde 2021.

"Temos que ter um Poder Legislativo arejado, sem as perniciosas práticas de violação da lei. Não podemos naturalizar a violação do princípio democrático e republicano, que prevê o rodízio de poder. O atual presidente, deputado Adolfo Menezes, apresentou sua candidatura para assumir pela terceira vez o cargo. Ora, isso contraria todos os princípios legais", afirmou o parlamentar.

"Acabamos de entrar na Justiça com uma ação exigindo o nosso direito de concorrer numa eleição que seja legal, com alguém que esteja apto", completou.

Hilton pontuou ainda que a candidatura dele é inquestionável do ponto de vista legal.

"Nós vamos subir nessa tribuna para falar sobre a situação da Assembleia Legislativa, situações internas, sua relação com o corpo técnico, a relação com a imprensa, para termos transparência. A importância de se ter uma Assembleia que seja um grande espaço institucional de debate das principais questões da Bahia”, reforçou.

O candidato também afirmou que o PSOL segue com um "posicionamento veementemente avesso à possibilidade de reeleição do presidente Adolfo Menezes".

"As pessoas sabem que o posicionamento do PSOL não funciona a partir da mudança dos ventos. Inclusive, em 2017, foi justamente o PSOL que entrou com a ação direta de incondicionalidade contra a reeleição de Marcelo Nilo. Não necessariamente a época seria uma ação vitoriosa, mas foi uma demonstração evidente de que esse tipo de situação não pode ficar se repetindo. Reeleição atrás de reeleição", concluiu.

Veja declaração: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário