Vídeo: Caroline de Toni renuncia liderança de minoria na Câmara; Eduardo Bolsonaro assume cargo
Intenção da deputada é que parlamentar possa prolongar estadia nos EUA

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) anunciou, nesta terça-feira (16), em coletiva de imprensa, a renúncia da liderança da minoria na Câmara. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) será o substituto.
"Tomamos essa decisão convictos de que o Brasil precisa de união e coragem, especialmente diante das perseguições políticas que tanto Eduardo quanto o pai, Jair Messias Bolsonaro estão sofrendo, além de tantas pessoas, como as do 8 de janeiro", afirmou De Toni.
A ação da parlamentar tem como intuito ajudar Eduardo a seguir nos Estados Unidos, onde mora desde fevereiro. De acordo com um ato da Mesa Diretora da Câmara, publicado em 5 de março de 2015, quando Eduardo Cunha era presidente da Casa, líderes partidários ficam isentos de ter que justificar ausências.
Deputados governistas têm solicitado que Eduardo tenha o mandato cassado, sob argumento que ele teria causado as sanções americanas ao Brasil.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) estava adotando a estratégia de aguardar Eduardo ter quantidade de faltas suficientes para perda do mandato. Atualmente o deputado vive em auto-exílio nos Estados Unidos.
A atitude de Caroline de Toni acontece mesmo diante da possibilidade de perda de uma vaga no Senado nas próximas eleições para assegurar espaço para o irmão de Eduardo, Carlos Bolsonaro, que poderá realizar uma "dobradinha" com o senador Esperidião Amin (PP-SC).
Confira mais no vídeo abaixo: