Vídeo: Comandante da Brigada K9 denuncia falta de compromisso do município e estado da Bahia com animais de rua
Bombeiro parabenizou Bolsonaro pela sanção da lei que aumenta a pena para maus-tratos de cães e gatos
Foto: Reprodução
Profissionais da Brigada K9 – Corpo de Bombeiros Voluntários do Estado da Bahia – realização doação de ração para os felinos de rua que encontram-se no bairro de Piatã, em Salvador, nessa quinta-feira (8), e na ocasião denunciaram a falta de compromisso do município e governo com os animais de rua.
Em vídeo, o comandante França destacou que ao invés do poder público cuidar dos animais, que também podem oferecer risco de saúde à sociedade, quem fica responsável por cuidar de cães e gatos são os protetores independentes que realizam campanhas para arrecadar ração para os animais.
"Fica difícil a gente do corpo de bombeiros fazer tudo e os políticos só tirando foto em tempo de eleição com os animais. A verdadeira história é essa daí", disse ao mostrar a dezena de gatos no vídeo.
O comandante também pontuou que chegou como responsável pela instituição, levou essa questão ao Ministério Público Federal, mas segundo ele, o promotor não fez nada. "Não fez nada e nem obriga a prefeitura a fazer nada também. Cadê as verbas? Isso daí é saúde pública", questionou ao ressaltar que existe um decreto municipal onde uma verba é destinada para os animais de rua. "Só aqui na Bahia que não funciona? Isso é uma pouca vergonha".
"É ocorrência em cima de ocorrência. Só sabe mandar para gente ocorrências diárias. Mas não adianta ficar mandando ocorrência todo dia para o bombeiro e ter esse descaso nas ruas. É ocorrência de resgate e denúncia de maus-tratos e vocês só sabem tirar foto os animais em tempos de eleições?", disse.
O comandante da instituição Brigada K9 também lembrou que depois de muitos anos uma lei voltada para os animais foi sancionada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro, onde aumenta a pena de crimes de maus-tratos contra os animais. Ele também destacou que alguns membros da equipe foram encaminhados para Brasília para que o presidente tome conhecimento sobre o trabalho da instituição, que existe há muitos anos, mas nunca foi valorizada pelo poder público estadual.
"Senhor presidente, esse vídeo vai chegar ao senhor. A gente nunca conseguiu nada e o senhor sabe que foi muito difícil o senhor ganhar voto aqui porque quem está no poder é o pessoal do PT. Somos uma instituição séria, regulamentada por lei e nunca tivemos apoio nenhum", solicitou.