Vídeo: "Conheço os honestos e conheço os corruptos", diz Trump sobre situação do Brasil
Presidente dos EUA afirmou que, por ora, não pretende dialogar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que, por ora, não pretende dialogar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros exportados aos EUA. A declaração foi feita em Washington, antes de Trump embarcar para o Texas, ao ser questionado pela correspondente Raquel Krähenbühl, da GloboNews.
“Talvez, em algum momento, eu converse com ele. No momento, não. Ele está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta. Eu o conheço bem, negociei com ele. Ele era um negociador muito duro, e posso dizer que é um homem muito honesto, que ama o povo brasileiro. Era um cara muito duro para negociar. Eu não deveria gostar dele porque ele era muito duro nas negociações, mas também era muito honesto. E eu conheço o honesto e conheço o desonesto”, disse Trump.
A taxação de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada recentemente por Trump, tem gerado tensão nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. A medida, que amplia de forma significativa as tarifas previamente aplicadas, afeta diversos produtos da economia brasileira, em um momento de divergências políticas entre os dois países.
O governo Lula já classificou a decisão como arbitrária e reforçou que o Brasil não aceitará “ser tutelado” em sua soberania e em suas decisões internas, reiterando a disposição para discutir as tarifas no campo diplomático, mas sem abrir mão do processo judicial que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Veja declaração: