Vídeo: Lula diz que Trump está “mal-informado” e imita Eduardo Bolsonaro: solta meu pai
Presidente critica sanções dos EUA e afirma que país buscará medidas para proteger exportações brasileiras

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (11) que o Brasil não se curvará diante das pressões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados ao mercado americano. Durante agenda no Espírito Santo, Lula criticou a postura do governo norte-americano e classificou como infundada a justificativa de que os Estados Unidos teriam déficit comercial com o Brasil.
Segundo o presidente, a decisão de Trump de elevar as taxas estaria ligada a pressões políticas em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, que responde a processo criminal no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado. Lula sugeriu que a sanção teria sido articulada por Bolsonaro e seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro.
“Agora, qual é a razão que ele aponta taxação? Primeiro, com base numa mentira, porque os Estados Unidos não é deficitário com o Brasil. Segundo, qual a lógica dele? ‘Ah, num processa o Bolsonaro, parem isso imediatamente'”, disse Lula durante discurso no evento.
O presidente brasileiro também afirmou que o país buscará utilizar todos os instrumentos legais e diplomáticos para reverter a medida e, caso não haja mudança, o governo poderá aplicar a Lei da Reciprocidade, elevando tarifas a produtos norte-americanos.
Lula reforçou que o Brasil não irá recuar diante de imposições externas. “Esse país não baixará a cabeça para ninguém. Ninguém porá medo nesse país com discurso e com bravata. Eu acho que nesse aspecto vamos ter o apoio do povo brasileiro, que não aceita nenhuma provocação”, afirmou.
Veja declaração:
LEIA MAIS:
• "Isso jamais teria acontecido sob o meu governo", diz Jair Bolsonaro sobre as taxas de 50% de Trump
• Entenda como tarifaço de 50% de Trump pode impactar nas exportações de carne do Brasil aos EUA
• Vídeo: Bolsonaro deve 'assumir responsabilidade' de tarifas de Trump contra o Brasil, diz Lula
• Vídeo: "Se ele vai cobrar 50% de nós, vamos cobrar 50% dele", diz Lula sobre tarifaço de Trump
• Ministro diz que governo Lula responderá ao tarifaço de Trump, mas não antes de agosto
• Vídeo: Deputados criticam tarifaço de Trump e condenam uso político da economia