• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: CPI das ONGs: ‘Alguém lá na Europa decidiu que não podemos plantar arroz’, diz deputada
Política

Vídeo: CPI das ONGs: ‘Alguém lá na Europa decidiu que não podemos plantar arroz’, diz deputada

Segundo Silvia Waiãpi, governos europeus estão financiando instituições que exploram indígenas

Por Da Redação
Ás

Vídeo: CPI das ONGs: ‘Alguém lá na Europa decidiu que não podemos plantar arroz’, diz deputada

Foto: Câmara dos Deputados

Durante a sessão de terça-feira (27) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as ações de organizações não governamentais (ONGs) na Amazônia, foram apresentadas denúncias de exploração de indígenas. A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) afirmou que governos europeus estão financiando instituições que exploram as comunidades indígenas na região. Segundo a parlamentar, o domínio das ONGs sobre as terras brasileiras tem como objetivo impedir o desenvolvimento econômico.

Silvia Waiãpi destacou as restrições impostas às atividades econômicas na região, resultando em multas exorbitantes e dificultando o desenvolvimento dos ribeirinhos e das comunidades locais. 

“Nós não podemos derrubar uma árvore porque você vai ser multado. Multado por uma multa que vale dez vezes mais o valor da sua propriedade, então, aquele ribeirinho, aquele homem da floresta, ele não pode se desenvolver economicamente, aí ele vai ter que depender da cesta básica. Enquanto isso, a sua esposa vai para a estrada se prostituir por um punhado de arroz, porque alguém lá na Europa decidiu que lá no Amapá nós não podemos plantar arroz, crianças que são violadas, meninos que são violados, estuprados e jogados mortos no matagal porque o crime organizado se instalou porque alguém diz que nós não podemos produzir em nossas terras”, afirmou a deputada.

“Criam um quesito de uma proteção ambiental para impedir que um povo alcance a sua autonomia, a sua independência, e isso tem reverberado inclusive em todos os povos da Amazônia: quilombolas, indígenas, ribeirinhos, homens e mulheres da floresta. Organizações não-governamentais pleiteiam o tempo inteiro o controle dessa região e o único intuito é impedir que o Brasil seja uma potência e se desenvolva economicamente e explore a sua própria região e se desenvolva. Domina quem domina!”, completou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário