Vídeo: Damares pede perdão ao PT e a acadêmicos por alertas sobre Moraes: 'não acreditamos e pagamos o preço'
Senadora resgata críticas à nomeação do ministro ao STF em 2017

Foto: Farol da Bahia
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) pediu, em nome dos conservadores, "perdão" a membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e a acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP) por alertas sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Damares discursou em frente ao Plenário do Senado ao lado de Marcos do Val (Podemos-ES), que utilizava uma fita na boca em protesto contra decisões do magistrado. As atividades na Casa não puderam começar devido à ocupação de políticos bolsonaristas.
Segundo Damares, figuras como a Gleisi Hoffmann e Jean Wyllys, além de acadêmicos e estudantes da USP, tentaram avisar que Moraes seria "um tirano".
"Nós, conservadores, não acreditamos. Perdão, PT. Nós não acreditamos em vocês naquele momentos e hoje estamos pagando o preço", disse.
"Nós erramos, mas os conservadores abriram os olhos. Vocês tinham razão, ele era um tirano", concluiu a senadora.
Damares faz referência a críticas já feitas ao magistrado na época em que foi indicado ao Supremo, em 2017. Na ocasião, Gleisi acusou Moraes de "perseguir movimentos de oposição” e afirmou que ele não teria "isenção" para julgar casos envolvendo o PT no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que havia feito pesadas críticas ao partido quando era ministro da Justiça de Michel Temer.
Já o ex-deputado Jean Wyllys, no mesmo ano, teceu críticas a Moraes sobre sua atuação quando secretário de Segurança do estado de São Paulo e como ministro da Justiça no governo Temer. Wyllys também criticou a escolha de Moraes para o STF.
Alunos do Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito Largo São Francisco (USP), juristas e movimentos populares também se posicionaram contra a nomeação de Alexandre de Moraes ao Supremo. A faculdade chegou ainda a levar até Brasília um abaixo assinado com cerca de 280 mil assinaturas contra a indicação de Moraes ao STF.
Confira o vídeo abaixo: