Vídeo: Delegado Ricardo Amorim destaca atuação da DECRIN no combate à intolerância religiosa: "A delegacia laica, assim como o estado é laico"
Em entrevista ao Podcast Podomblé, o delegado da DECRIN, Ricardo Amorim, explica o foco da delegacia no combate ao racismo religioso e a proteção do direito de professar a fé
Foto: Farol da Bahia
Em entrevista ao Podcast Podomblé, o delegado Ricardo Amorim, responsável pela Delegacia Especializada de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTFobia e Intolerâncias Correlatas (DECRIN), abordou a atuação da instituição no combate à intolerância religiosa.
Amorim destacou a relevância da delegacia no contexto da proteção dos direitos das pessoas de professar a sua fé, mas também esclareceu um ponto importante sobre a atuação da DECRIN. “Às vezes vejo comentários, principalmente no Instagram, dizendo que a delegacia é preconceituosa por falar sempre sobre uma religião. Mas a DECRIN é uma delegacia de proteção ao direito de professar a fé de qualquer pessoa", afirmou.
Ricardo explicou que, embora a delegacia atue para proteger todas as religiões, a maioria dos casos registrados envolve discriminação religiosa contra as religiões de matriz africana. "99% dos casos que recebi até hoje são de discriminação contra religiões de matriz africana", revelou.
- Apesar da situação enfrentada, o delegado fez questão de deixar claro que a DECRIN está à disposição para todos que necessitem de apoio, independentemente da religião. “Já conversei com padres, pessoas de centros espíritas, de outras religiões, e sempre disse que qualquer situação de intolerância religiosa pode ser registrada aqui. A DECRIN é uma delegacia laica, assim como o estado é laico. Não é uma delegacia de candomblé, umbanda, católica, ou de qualquer outra religião. É uma delegacia para proteger o direito de cada pessoa professar a sua fé com liberdade e respeito”, concluiu.
Confira mais no vídeo abaixo: