Vídeo: depois de mentir sobre 120 milhões de famintos, Marina Silva não se retrata
Declaração de ministra repercutiu negativamente nas redes sociais
Foto: Valter Campanoto/Agência Brasil
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), mentiu na última segunda-feira (16), durante o Fórum Econômico Mundial, ao dizer o Brasil tem 120 milhões de pessoas passando fome [confira o vídeo]. A declaração repercutiu negativamente nas redes sociais, mas a ministra não se retratou sobre o erro.
Ao contrário da fala de Marina, a extrema pobreza no Brasil registrou queda em 2020 para o patamar mais baixo da série histórica dessas medições, iniciadas em 1980. Os brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, considerada o marco básico para a medição da fome, caíram para menos de 2% da população — 1,9%, mais exatamente, o que equivale a pouco mais que 4 milhões de pessoas. Os dados constam no relatório divulgado pelo Banco Mundial.
A participação da ministra provocou comentários nas redes sociais sobre ela ter ido a Davos, na Suíça, "inventar números" sobre o brasil, como feito pelo deputado federal Carlos Jordy.
Marina Silva vai a Davos fazer o que Lula sempre fez: inventar números para falar mal do Brasil! Ela disse que mais da metade da população brasileira passa fome. Burrice ou canalhice? pic.twitter.com/uohWBbWZIv
— Carlos Jordy (@carlosjordy) January 18, 2023
O deputado federal Eduardo Martins, também utilizou a rede social para questionar se "Marina Silva tem licença para mentir?"
Nenhuma agência de checagem se pronunciou sobre a absurda fala de Marina Silva quanto a mais da metade da população brasileira estar passando fome?
— Fabricio Rebelo | 🅵🆁 (@Fabricio_Rebelo) January 18, 2023
* A pergunta é só retórica mesmo. Agências de "left-checking" não alcançam a esquerda, que no máximo "se engana", mas nunca mente.