Vídeo: Deputada critica audiência sobre democracia brasileira nos EUA: ‘enfraquece relacionamento’
Para Susan Wild, Congresso do país não é lugar para debate proposto por bolsonaristas
Foto: Reprodução
A deputada Susan Wild, do partido Democrata, criticou a audiência pública que o Congresso dos Estados Unidos realizou sobre a democracia brasileira nesta terça-feira (7), com a presença de diversos parlamentares bolsonaristas. Ao afirmar que esse tipo de debate enfraquece o relacionamento entre os países, ela destacou que a democracia brasileira é "forte e vibrante".
“Em vez de fortalecer o nosso relacionamento, uma audiência como esta serve apenas para danificar e enfraquecê-lo. O Brasil é uma democracia forte e vibrante, com uma sociedade civil e mídia robustas. Uma variedade de partidos políticos, representando um enorme aspecto político”, afirmou a deputada.
“Além disso, tem um sistema eleitoral que é considerado um dos mais seguros e rápidos do mundo. Como todas as democracias, inclusive a dos Estados Unidos, há debates saudáveis a serem travados”, completou.
Para Susan Wild, a política interna e debates sobre questões constitucionais e jurídicas devem ser decididas pelo povo brasileiro. “O Congresso dos Estados Unidos não é o fórum para isso", disparou.
Impulsionada por bolsonaristas, a audiência tem por objetivo pressionar a Organização dos Estados Americanos (OEA) a tomar medidas para supostamente proteger a liberdade de expressão no Brasil.
Vídeo: