• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Vídeo: Deputado turco sofre ataque cardíaco ao discursar sobre guerra em Gaza
Mundo

Vídeo: Deputado turco sofre ataque cardíaco ao discursar sobre guerra em Gaza

Antes de desmaiar, o parlamentar dizia que o Estado de Israel "sofreria a ira de Alá"

Por FolhaPress
Ás

Vídeo: Deputado turco sofre ataque cardíaco ao discursar sobre guerra em Gaza

Foto: Reprodução

O deputado turco Hasan Bitmez, do partido islâmico Felicity, desmaiou em meio a uma sessão no Parlamento no momento em que criticava as ações do governo de Recep Tayyip Erdogan no que diz respeito à guerra Israel-Hamas nesta terça-feira (12).

De acordo com o serviço local da rede BBC, ele sofreu um ataque cardíaco e foi socorrido por outros parlamentares. Ao desmaiar, Bitmez, 53, bateu a cabeça no chão, e um dos presentes na sala começou a fazer massagem cardíaca nele no local.

O deputado foi levado de ambulância para um hospital da região, e horas depois, o Ministério da Saúde da Turquia informou, em nota, que seu estado de saúde era extremamente grave.

A pasta detalhou que um exame de angiografia foi realizado e constatou que duas artérias estavam completamente bloqueadas. Bitmez atualmente está conectado a um respirador pulmonar.

Diabético, ele tem dois stents cardíacos, ainda de acordo com a apuração da BBC. Pouco antes de desmaiar, o parlamentar turco dizia que o Estado de Israel "sofreria a ira de Alá" pelas ações que tem conduzido na Faixa de Gaza desde o último 7 de outubro.

"Mesmo que a história se cale, a verdade não ficará em silêncio", afirmou. "Eles [Israel] pensam que, se se livrarem de nós, o problema estará resolvido. Mesmo que se livrem de nós, não se livrarão da culpa. Se se livrarem do castigo da história, não se livrarão do castigo de Alá."

O Felicity, partido do deputado, com frequência critica a atuação do governista AKP pelo que descreve como uma posição "moderada" frente aos acontecimentos que se desenrolam em Gaza. O deputado, por exemplo, criticou Erdogan, dizendo que o líder era "diretamente responsável por cada bomba de Israel lançada sobre Gaza".

Em discursos públicos, o presidente turco tem criticado o governo de Binyamin Netanyahu. Mais recentemente, afirmou em um grande ato em defesa dos palestinos que Israel era um "peão do Ocidente".

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.