• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Vídeo: drone é usado para resgatar homem ilhado em enchente no sul da China

Vídeo: drone é usado para resgatar homem ilhado em enchente no sul da China

O resgate aconteceu de forma improvisada e viralizou nas redes sociais

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: drone é usado para resgatar homem ilhado em enchente no sul da China

Foto: Reprodução/redes sociais

Um operador de drone na China resgatou um homem ilhado no telhado de uma casa durante as fortes enchentes que atingiram a região sul do país. O piloto, que usava o drone para transportar pertences de moradores desabrigados, percebeu a  situação e utilizou o equipamento para içar o homem até um local seguro. A ação foi registrada por um vídeo que mostra o homem suspenso por um cabo preso ao drone, sendo levado até uma estrada. As informações são do The New York Times.

O resgate aconteceu de forma improvisada. Segundo a emissora estatal CCTV, o proprietário do drone, Lai Zhongxin, normalmente utiliza o equipamento para pulverizar fertilizantes e transportar materiais de construção. 

Drones têm sido amplamente utilizados no sul e sudoeste da China nos últimos dias para ajudar regiões atingidas por chuvas torrenciais. Eles carregam sacolas com suprimentos emergenciais, sobrevoam áreas alagadas e congestionadas, e até aplicam desinfetante em campos cobertos de lama.

Louis Liu, fundador da consultoria DAP Technologies, especializada em mobilidade aérea, comparou o resgate ao uso de uma escavadeira para salvar alguém em meio a um incêndio. “Normalmente, drones agrícolas não são autorizados a transportar pessoas”, disse. “Mas, em uma emergência, quando alguém está prestes a se afogar, a lei tende a ser flexível.”

Liu afirmou ainda que o desenvolvimento de drones voltados especificamente para o resgate de pessoas já está em andamento, com empresas do setor testando novas soluções.

Na última semana, bombeiros em Shenzhen realizaram um exercício com drones equipados para lançar jatos d’água em arranha-céus, reforçando o uso crescente da tecnologia em situações de emergência.

Veja: 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário