Vídeo: Duas caixas d'água cedem em condomínio no Espírito Santo
Na ocasião, uma pessoa ficou ferida
Foto: Divulgação/Heberton Silva
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, duas caixas d'água de aço com cerca de 15 metros de altura cederam nesta quarta-feira (30), dentro de um condomínio no bairro Padre Gabriel, em Cariacica, na Grande Vitória. Na ocasião, um homem, que não teve a identidade revelada, ficou ferido e foi socorrido em estado grave. Vídeos gravados por moradores registraram o momento da queda das caixas.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a laje do último andar de um dos edifícios, que foi atingido por uma das caixas d'água, também corre o risco de ceder. A princípio, 14 blocos do condomínio foram evacuados. Contudo, os bombeiros fizeram uma nova avaliação da área e reduziram a interdição para três blocos.
No momento do acidente, uma das caixas foi totalmente ao chão, enquanto a outra tombou e ficou encostada no topo de um dos prédios. De acordo com o tenente Emerson, do Corpo de Bombeiros, o homem que foi socorrido é um eletricista com idade entre 45 e 50 anos. Ele estava em cima da caixa d'água que caiu sobre o edifício e fazia a manutenção dos sensores das caixas, já que havia um problema com o abastecimento de água. "Ele estava fazendo manutenção. Quando a caixa caiu, ele foi arremessado sobre o prédio", informou o tenente ao G1.
Em estado grave, o homem foi conduzido até o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória. A ocorrência está a cargo da Defesa Civil de Cariacica, que tem atribuição para avaliar a parte estrutural. De acordo com a Prefeitura de Cariacica, o empreendimento é de responsabilidade do Governo Federal, pois faz parte do projeto "Minha Casa, Minha Vida". A obra, realizada pela empresa Cobra Engenharia, teve a supervisão, vistoria e emissão dos laudos técnicos pela Caixa Econômica Federal antes de ser entregue às famílias.
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) disse, em nota, que "tão logo teve ciência do desabamento de duas caixas d'água do empreendimento habitacional Residencial São Roque, solicitou providências à Caixa – responsável pela contratação e acompanhamento da referida obra". Ainda de acordo com o ministério, as equipes técnicas do MDR e da Caixa "estão trabalhando em conjunto com a construtora responsável pela obra, para o atendimento emergencial às famílias, a rápida apuração das causas do desabamento, bem como a apresentação de soluções que serão empregadas para o restabelecimento da infraestrutura".
Confira o momento da queda no vídeo abaixo: