Vídeo: Duda Sanches diz que futuro dos estudantes será de ‘analfabetos funcionais’ ao criticar Jerônimo
Segundo parlamentar, educadores estão com receio de algum tipo de repressão
Foto: Farol da Bahia
O vereador Duda Sanches (União) afirmou, nesta quarta-feira (21), que o futuro dos alunos na Bahia será de “praticamente analfabetos funcionais”. A declaração foi feita durante uma crítica a fala do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a aprovação compulsória dos estudantes da rede estadual de ensino. O discurso do petista gerou grande polêmica e fortes criticas no meio político.
Sanches disse ainda durante a sessão na Câmara dos Vereadores, que os educadores estão com receio de algum tipo de repressão. Além de citar a atuação do atual governador como secretario da educação do estado durante a gestão de Rui Costa.
“Os professores afirmam que aqueles que reprovarem seus alunos ao final do ano serão taxados de autoritários e preconceituosos. Ao mesmo tempo, em que deu um recado claro aos estudantes de que não precisariam estudar, sequer aprender, que ainda assim acessariam o ano da tinta seguinte. Meus amigos e minhas amigas, esse governador foi o secretário que colocou a Bahia com a segunda pior educação do Brasil. E orei muito a Deus para que ele tivesse uma mudança de comportamento”, disse.
Para o parlamentar, a medida gerará uma geração de pessoas com diplomas, mas “sem absolutamente nenhum conhecimento”. [...] Ontem pude ver que é uma utopia sonhar com isso [com a melhora da educação]. Sonhar no momento que o Governador afirma que a segunda pior educação do Brasil continuará sendo uma das piores do país, porque vai aprovar os seus alunos e teremos um futuro de praticamente analfabetos funcionais, pessoas com diploma, mas sem absolutamente nenhum conhecimento, isso me assusta muito. Me assusta muito porque está se desenhando um futuro muito obscuro para o nosso estado”, concluiu.
Leia mais: ‘Aprovação em massa’: Rosemberg defende Jerônimo e diz que é preciso novo modelo de aprendizagem
Assista a declaração: