Vídeo: 'É de todo direito', diz Jerônimo sobre possível ida de Rui ao Senado
Governador marcou presença na cerimônia de posse de Alexandre Padilha e Gleisi Hoffmann, em Brasília

Foto: Joá Souza/GOVBA
BRASÍLIA - Em entrevista exclusiva ao Farol da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT-BA) disse que o ministro Rui Costa, da Casa Civil, tem o direito de se candidatar a uma vaga no Senado em 2026.
"Nós não estamos ainda nesse momento das eleições. Acho que o ministro Rui Costa, quando se coloca à disposição da Bahia e dos partidos a oferecer o seu nome ao Senado, é de todo direito, com a experiência dele, oito anos", disse o governador, que marcou presença na cerimônia de posse de Alexandre Padilha e Gleisi Hoffmann, em Brasília.
Jerônimo exaltou ainda a "capacidade de ajudar o presidente Lula" que Rui Costa tem mostrado e afirmou que o partido verá "qual é a melhor chapa majoritária" para "fortalecer as eleições" do presidente.
Rui Costa já confirmou que está á disposição para concorrer ao Senado nas eleições de 2026. Em entrevista à Rádio Metrópole, na Bahia, o ministro disse que ainda teria que conversar com Lula. A composição da chapa majoritária com Rui pode opor aliados do governo, uma vez que dois nomes fortes devem tentar a reeleição: Jaques Wagner (PT-BA) e Ângelo Coronel (PSD-BA).
No ano que vem, a Bahia terá duas cadeiras na disputa - ou seja, caso Rui Costa confirme a candidatura, seria necessário negociar com o PSD de Angelo Coronel, já que o partido integra a base do governo.
Teto da saúde
Questionado sobre as expectativas em relação à mudança no Ministério da Saúde, Jerônimo disse que espera avançar nas conversas sobre o teto de repasse. "É preciso que haja uma compensação na história da saúde, do SUS, o volume de recurso repassado para os Estados e municípios do Norte e do Nordeste", pontuou.
"E um outro elemento importante é o fortalecimento desse sistema, para garantirmos o apoio agora, por exemplo, com o PAC, fortalecermos a atenção básica, para que essa gente possa, com os hospitais e policlínicas, darmos condições de atendimento também de alta complexidade em parceria com os municípios, e eu espero e tenho certeza que o ministro Padilha dará continuidade àquilo que a ministra Nisa iniciou", completou.
Jerônimo Rodrigues agradeceu ainda a Nísia e afirmou que foi ela quem "retomou a reconstrução do Ministério da Saúde". O governador também demonstrou otimismo em relação a Padilha, a quem chamou de "ministro experimentado".
Confira mais no vídeo abaixo: